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Registro Completo |
Biblioteca(s): |
Embrapa Milho e Sorgo. |
Data corrente: |
11/03/2021 |
Data da última atualização: |
22/10/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Autoria: |
WAQUIL, J. M.; OLIVEIRA, A. C. de. |
Afiliação: |
JOSÉ MAGID WAQUIL, Universidade Federal de São João Del-Rei; ANTONIO CARLOS DE OLIVEIRA, CNPMS. |
Título: |
Falhas no milho: quando replantar? |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Cultivar Grandes Culturas, v. 20, n. 252, p. 14-18, maio 2020. |
Idioma: |
Português |
Palavras-Chave: |
Estande; Número de plantas. |
Thesagro: |
Plantio; Zea Mays. |
Categoria do assunto: |
F Plantas e Produtos de Origem Vegetal |
Marc: |
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Registro original: |
Embrapa Milho e Sorgo (CNPMS) |
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Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
URL |
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Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Meio Ambiente. |
Data corrente: |
28/02/2019 |
Data da última atualização: |
28/02/2019 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Anais de Congresso |
Autoria: |
CAMARERO, N. P.; OLIVEIRA, A. C. da S.; RAMOS FILHO, L. O.; QUEIROGA, J. L. de; NEVES, M. C. |
Afiliação: |
NINA PUBLIO CAMARERO, ESALQ-USP; ANA CAROLINA DA SILVA, Unicamp; LUIZ OCTAVIO RAMOS FILHO, CNPMA; JOEL LEANDRO DE QUEIROGA, CNPMA; MARCOS CORREA NEVES, CNPMA. |
Título: |
Construção e socialização do conhecimento em agrofloresta: a experiência pedagógica de dia de campo na Embrapa Meio Ambiente. |
Ano de publicação: |
2018 |
Fonte/Imprenta: |
Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 2, dez. 2018. Edição dos Anais do 3º Seminário de Agroecologia da América do Sul; 5º Seminário Estadual de Educação do Campo; 7º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul; 6º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul; 3º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul. Agroecol 2018. |
Páginas: |
8 p. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
Resumo: O presente relato apresenta a experiência de um ?Dia de Campo? promovido pela equipe de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente no dia 16 de agosto de 2018, dirigido a estudantes universitários e técnicos. O objetivo do evento foi expor os trabalhos desenvolvidos na área experimental denominada ?Sítio Agroecológico? e promover uma atividade prática de diversos manejos no sistema agroflorestal (SAF). O evento contou com um primeiro momento de apresentações sobre as pesquisas desenvolvidas no sítio, seguido de atividades práticas em parcelas de SAF e finalizado por um circuito de visita pela área passando por seis diferentes tecnologias de agrofloresta. O dia de campo se mostrou uma importante ferramenta na construção e socialização do conhecimento agroecológico, na medida em que fortalece o contato entre estudantes universitários, técnicos e pesquisadores. Apesar da programação intensa, o momento promoveu trocas de experiências, observações e a prática de manejos usuais no sistema agroflorestal, exemplificando como esse tipo de evento constitui uma excelente alternativa no processo de formação de estudantes e capacitação de agricultores interessados em desenvolver sistemas ecológicos de produção. A avaliação do evento pelos participantes foi bastante positiva, o que reforçou o potencial de mutirões agroecológicos como espaços de intercâmbio de conhecimento dentro da instituição de pesquisa. Essa experiência forneceu importantes aprendizados para o aperfeiçoamento e melhorias pedagógicas em futuros eventos. Abstract: The present report presents the experience of a "Field Day" promoted by the Agroecology sector of Embrapa Environment on August 16, 2018, aimed at university students and technicians. The objective of the event was to present the work developed in the experimental area called "Agroecological Site" and to promote a practical activity of several management in the agroforestry system (SAF). The event was programmed with a first moment of presentations on the researches developed in the site, followed by practical activities in SAF plots and finalized by a tour circuit through the area passing through six different agroforestry technologies. Field day has proved to be an important tool in the construction and socialization of agroecological knowledge, insofar as it strengthens the contact between university students, technicians and researchers. In spite of the intense programming, the moment promoted exchanges of experiences, observations and the practice of usual management in the agroforestry system, exemplifying how this type of event constitutes an excellent alternative in the process of student training and training of farmers interested in developing ecological systems of production. The evaluation of the event by the participants was very positive, which reinforced the potential of agro-ecological mutirões as spaces of exchange of knowledge within the research institution. This experience provided important learning for the improvement and pedagogical improvements in future events. MenosResumo: O presente relato apresenta a experiência de um ?Dia de Campo? promovido pela equipe de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente no dia 16 de agosto de 2018, dirigido a estudantes universitários e técnicos. O objetivo do evento foi expor os trabalhos desenvolvidos na área experimental denominada ?Sítio Agroecológico? e promover uma atividade prática de diversos manejos no sistema agroflorestal (SAF). O evento contou com um primeiro momento de apresentações sobre as pesquisas desenvolvidas no sítio, seguido de atividades práticas em parcelas de SAF e finalizado por um circuito de visita pela área passando por seis diferentes tecnologias de agrofloresta. O dia de campo se mostrou uma importante ferramenta na construção e socialização do conhecimento agroecológico, na medida em que fortalece o contato entre estudantes universitários, técnicos e pesquisadores. Apesar da programação intensa, o momento promoveu trocas de experiências, observações e a prática de manejos usuais no sistema agroflorestal, exemplificando como esse tipo de evento constitui uma excelente alternativa no processo de formação de estudantes e capacitação de agricultores interessados em desenvolver sistemas ecológicos de produção. A avaliação do evento pelos participantes foi bastante positiva, o que reforçou o potencial de mutirões agroecológicos como espaços de intercâmbio de conhecimento dentro da instituição de pesquisa. Essa experiência forneceu importantes aprendizados para o aperfeiçoamento e melh... Mostrar Tudo |
Palavras-Chave: |
Agroecologia; Agroforestry systems; Extension; Sistemas Agroflorestais. |
Thesagro: |
Agrossilvicultura; Educação ambiental; Extensão rural. |
Thesaurus NAL: |
agroecology; Agroforestry; environmental education; Extension education. |
Categoria do assunto: |
B Sociologia Rural |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/193577/1/2018AA55.pdf
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Marc: |
LEADER 04388nam a2200301 a 4500 001 2106644 005 2019-02-28 008 2018 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aCAMARERO, N. P. 245 $aConstrução e socialização do conhecimento em agrofloresta$ba experiência pedagógica de dia de campo na Embrapa Meio Ambiente.$h[electronic resource] 260 $aCadernos de Agroecologia, v. 13, n. 2, dez. 2018. Edição dos Anais do 3º Seminário de Agroecologia da América do Sul; 5º Seminário Estadual de Educação do Campo; 7º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul; 6º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul; 3º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul. Agroecol 2018.$c2018 300 $a8 p. 520 $aResumo: O presente relato apresenta a experiência de um ?Dia de Campo? promovido pela equipe de Agroecologia da Embrapa Meio Ambiente no dia 16 de agosto de 2018, dirigido a estudantes universitários e técnicos. O objetivo do evento foi expor os trabalhos desenvolvidos na área experimental denominada ?Sítio Agroecológico? e promover uma atividade prática de diversos manejos no sistema agroflorestal (SAF). O evento contou com um primeiro momento de apresentações sobre as pesquisas desenvolvidas no sítio, seguido de atividades práticas em parcelas de SAF e finalizado por um circuito de visita pela área passando por seis diferentes tecnologias de agrofloresta. O dia de campo se mostrou uma importante ferramenta na construção e socialização do conhecimento agroecológico, na medida em que fortalece o contato entre estudantes universitários, técnicos e pesquisadores. Apesar da programação intensa, o momento promoveu trocas de experiências, observações e a prática de manejos usuais no sistema agroflorestal, exemplificando como esse tipo de evento constitui uma excelente alternativa no processo de formação de estudantes e capacitação de agricultores interessados em desenvolver sistemas ecológicos de produção. A avaliação do evento pelos participantes foi bastante positiva, o que reforçou o potencial de mutirões agroecológicos como espaços de intercâmbio de conhecimento dentro da instituição de pesquisa. Essa experiência forneceu importantes aprendizados para o aperfeiçoamento e melhorias pedagógicas em futuros eventos. Abstract: The present report presents the experience of a "Field Day" promoted by the Agroecology sector of Embrapa Environment on August 16, 2018, aimed at university students and technicians. The objective of the event was to present the work developed in the experimental area called "Agroecological Site" and to promote a practical activity of several management in the agroforestry system (SAF). The event was programmed with a first moment of presentations on the researches developed in the site, followed by practical activities in SAF plots and finalized by a tour circuit through the area passing through six different agroforestry technologies. Field day has proved to be an important tool in the construction and socialization of agroecological knowledge, insofar as it strengthens the contact between university students, technicians and researchers. In spite of the intense programming, the moment promoted exchanges of experiences, observations and the practice of usual management in the agroforestry system, exemplifying how this type of event constitutes an excellent alternative in the process of student training and training of farmers interested in developing ecological systems of production. The evaluation of the event by the participants was very positive, which reinforced the potential of agro-ecological mutirões as spaces of exchange of knowledge within the research institution. This experience provided important learning for the improvement and pedagogical improvements in future events. 650 $aagroecology 650 $aAgroforestry 650 $aenvironmental education 650 $aExtension education 650 $aAgrossilvicultura 650 $aEducação ambiental 650 $aExtensão rural 653 $aAgroecologia 653 $aAgroforestry systems 653 $aExtension 653 $aSistemas Agroflorestais 700 1 $aOLIVEIRA, A. C. da S. 700 1 $aRAMOS FILHO, L. O. 700 1 $aQUEIROGA, J. L. de 700 1 $aNEVES, M. C.
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